
Em meio a um mundo de tantas decepções, se torna cada vez mais difícil encontrarmos amigos. Dia pós dia grande parte das pessoas se importam apenas consigo mesma, visando apensas o seu crescimento, passando por cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos. Mediante tal realidade, gostaria de tecer alguns comentários no que diz respeito à amizade, mais precisamente a amizade cristã.
Antes de nos convertermos a Cristo, grande parte de nós, Cristãos, tínhamos amizades com pessoas que não compartilhavam do amor de Cristo (ou pensavam que compartilhavam). É incrível a capacidade o ser humano de ser diretamente influenciado pelo meio em que habita, é exatamente assim que acontece com esses tipos de amizades, se tornam influências. Mas será uma boa ou má influência?
A Bíblia fala em provérbios 22:24-25 o seguinte: - “Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas, você poderá pegar os seus maus caminhos e depois não conseguirá livrar-se deles”. A Bíblia é bem clara, nós que dificultamos as coisas. Particularmente, quando eu era do mundo, tinha vários “amigos” que eu gostava de estar com eles (era minha alegria passageira). Shows, boates, passeios, eram minha diversão junto a esses amigos. Porém é muito fácil ser amigo nos momentos de alegria, e quando eu mais precisava eles passavam por mim como desconhecidos.
Desprendi-me de amizades com pessoas assim, priorizando pessoas que seguissem o mesmo Deus que eu. As pessoas podem se perguntar: Mas você não tá sendo muito RADICAL? Eu rebato: será que estou? Se ser radical é buscar boas influências, buscar andar com pessoas que seguem no mesmo caminho que eu, me considero um radical. Não deixo de falar com outras pessoas, claro que não, até por que precisamos disso na escola no trabalho ou em qualquer meio social. Porém, laços de amizades, somente com pessoas que amam a Deus.
Muitos cristãos não conseguem se desprender das influências das más amizades mundanas, sentem faltas, gostam daquilo. O que eu tenho a dizer é: “o amor do Senhor supre qualquer desejo do nosso coração”. Tudo o que fazemos é pouco comparado ao que Jesus fez e faz por nós. Ficar em cima do muro, não é uma opção sábia, mas abrir mão de sua própria vida ai está o segredo de se encontrar a verdadeira vida, vida em abundancia.
Uma boa noticia é que ainda existem amigos verdadeiros, e o motivo que os une vai alem de interesses seja de que natureza for, então o que poderia motivar alguém de ter amizade sincera? Uma amizade que mesmo na tristeza não terá duvidas de ser amizade.
Esta motivação só poderia vir de alguém que realmente nos quer bem, não é? E a motivação que une as pessoas numa amizade verdadeira, é fazer parte do Reino de Deus. Quando se fala em amizade cristã tudo fica diferente. Quem tem Jesus no coração tem uns amigos totalmente diferentes e esta diferença não vem de nós e sim do amor de Deus que esta dentro de nós.
Descobri pessoas maravilhosas que fazem parte desse Reino. Gostaria de agradecer a elas por serem verdadeiros amigos, o pessoal da IBA, mais especificamente a rede Mais que Canções. Mas a Bíblia relata de um amigo diferente. Em Provérbios 18 versículo 24 diz: O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há UM amigo mais chegado do que um irmão. Quem tem um amigo assim sabe o qual é precioso para sua vida, eu tenho um amigo mais chegado que irmão. O meu amigo se chama Paulo Sergio, meu melhor amigo. Agradecer pela sua boa influência em minha vida é o mínimo, pelo cuidado, pelos momentos de alegria e também os de tristeza, por estar sempre ao meu lado quando preciso. Não tenho palavras pra descrever o sentimento que sinto por meu amigo, mas queria dizer que o amo muito, e que eu sempre estarei ao seu lado.
Espero que Deus tenha plantado sabedoria no coração de cada um que leu este texto. Sabedoria para saber andar com boas companhias. A Bíblia diz: Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição. Que a cada dia possamos buscar amizades que nos levem para os céus, por que grande será nossa recompensa na grande Jerusalém.
A paz
Por: Augusto Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário