E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.
Lindo texto não é ? eu particulamento gosto muito dele, por que ele retrata a minha vida e a vida da maioria de nós, que um dia fomos separados do nosso pai que é Deus. Vamos trabalhar alguns tópicos que eu destaquei para que o nosso estudo fique melhor de se compreender.
1. Deus tem compaixão dos perdidos
Um dia todos nós fomos perdido, separados pelo pecado da doce presença de Deus. Quando nascemos Deus tem um plano em nossa vida, assim como satanás também tem, que é nos matar. O diabo com sua inteligência planeja a cada dia nos separar de Deus, e na maioria dos casos ele consegue, por muitas das vezes estarmos fracos na fé ou até mesmo sermos seduzidos pelo pecado, por que se pecado fosse ruim, niguém pecaria. E Deus sabendo desta triste condição que nos encontravamos, Sempre nos amou, e sempre nos quis ao seu lado como seus filhos. Em minha caminhada aprendi uma coisa que gosto muito de falar: "Deus ama o pecador, mas odeia o pecado". O nosso Deus nos ama e o seu amor é incondicional, não importa o que fassamos, Ele sempre nos amará, e é esse amor que devemos criar dentro do nosso coração. Assim como Deus ama os perdidos, nós tabém devemos ama-los, pois a benção não para em nós, devemos ser cheio e transborbar para que os outros também esperimentem desse amor. Pois um dia fomos cego, e hoje vêmos.
2. Ele sempre nos recebe de braços abertos
Deus não seleciona aqueles que Ele quer ou não perdoa, mas Ele perdoa aquele que de TODO o seu coração tiver se arrependido de algum momento ter pecado contra o Pai. Ele nos tira do lamaçal do pecado para que possamos ter comunhão com Ele. O pecado é o que nos separa de Deus, por isso devemos nos santificar diariamente em oração, em jejum, em leitura da palavra. Para que quando satanás vier nos tentar, estejamos firme em uma rocha estavél que é o Senhor pois, Oração + Jejum + Leitura da palavra = Combustível da fé.
3. A alegria de Deus pela volta do pecador é imensurável
No versículo 24 – o pai diz : Meu filho estava morto...perdido- “Perdido” é empregado no sentido de estar perdido em relação a Deus , como “ovelha desgarrada”. A vida afastada da comunhão com Deus é morte espiritual. Voltar-se para Deus é alcançar vida verdadeira. Deus se alegra com a nossa volta pra casa, Ele nos quer debaixo de suas asas, ali onde é quentinho e confortável, onde o seu amor nos trata, nos restaura e nos faz ser moldados com o seu caráter.
No versículo 22 a palavra de Deus diz:
"Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés"
Deus nos veste com roupas limpas quando nos estregamos a ele, nos calça pra não sujarmos nossos pés com imundices, o que me chama mais atenção, ele nos dá um anel, que significa compromisso. A nova aliança que fazemos com Deus, quando nos entregamos totalmente a ele.
Amados, eu espero que esta palavra tenha tocado nos seus corações. E que elas venha a nos fazer refletir, se somos realmente fiés a Deus, se estamos realmente fazendo a sua vontade. Muitas das vezes Deus quer que tenhamos o mesmo pensamento que Ele para com o filho pródigo, mas qual atitulde tomamos ? A que a Biblía fala no versículo 25 e 28. Nossa caminha rumo aos céus é uma escada, e aqueles que estão nos primeiros degraus, precisam de um cuidado maior, pra que não venham a retroceder. É como uma criança que vai caminhando do leitinho, depois pra papinha depois para os alimentos sólidos. Nós devemos é ajudar Deus a cuidar daqueles que ainda estão no leitinho.
Fomos escolhidos por ele para fazer parte do seu exercito.
Desejo que todos que estejam lendo essa palavra, venha a ser forte e corajoso como a Biblía diz em Jeremias. Para ajudar Deus a transformar suas criaturas em seus filhos.
shuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.....
"aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6:37"
Deus ainda vai ti usar MUITO MAIS !
ResponderExcluirJuninho, é um privilégio ter você em nossa GEração, te amo muito, Lets
ResponderExcluir