domingo, 21 de agosto de 2011

Quem está conduzindo o seu barco ?

Gosto muito de falar da palavra de Deus de uma forma bem simples, uma forma em que todas as pessoas possam entender a mensagem. Essa exemplo do barco é bem legal, pois nos possibilita fazer um análise bem mais criativa daquilo que Deus quer que façamos.

Vamos ultilizar o texto que se encontra no Evangelho de Marcos ( Mc 4:35-41). Que diz assim:

" Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos:
--- Vamos pra o outro lado do lago.
Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele, e outros barcos o acompanharam. De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. Jesusestava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram:
-- Mestre ! Nós vamos morrer ! O Senhor não se importa com isso?
Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago:
-- Silêncio! Fique quieto!
O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou:
-- Por que é que vocês são tão medrosos? Vocês ainda não tem fé ?
E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros
-- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas ?!

Tremendo esse texto, pois fala de caminho e direção. A vida é cheia de turbulências, as ondas de problema, ás vezes são tão grandes que parecem intransponíveis. O barco da nossa vida pode ficar a deriva, devemos ter um capitão para conduzi-lo, uma pessoa experiente e que seja o melhor comandante. Que só pode ser Jesus Cristo.

Esse texo é é rico em informações preciosas para nossa vida, basta saber interpreta-las. Percebemos que os discípulos são obedientes ao seu capitão, para onde Jesus os chamassem. Essa é uma postura de um bom marujo. Então não coloquem coletes salva-vidas pois vamos mergulhar na palavra do Senhor .

  • Vamos para o outro lado do lago  ( v 35)
Essa foi a primeira ordem de Jesus, vamos para o outro lado ! Jesus nos convida para irmos pro outro lado, o lado onde vão haver tempestades, mas que não duraram para sempre. Ele nps chama para sairmos do meio da multidão, do meio do comum para seguirmos a Ele. Se colocarmos isso no nosso coração, percebemos que a cada dia o Senhor nos chama para virmos para o outro lado, para sairmos do pecado, para que venhamos viver uma vida conduzida por ele. Pois quem dá a direção para onde devemos ir é o Senhor, e a nossa atitulde sempre deve ser a de obedecê-lo. Quando obedecemos, muitas pessoas veêm a nossa atiltulde e obedecem também ("... e outros barcos o seguiam"). A sua atitulde muita das vezes pode influenciar a atitulde de outras pessoas, se a sua atitulde for seguir a Jesus, você pode estar sendo exemplo para muitas outras pessoas.

  • As vezes se levantam as tempestades ( v 37)
De repente começou a soprar um vento muito forte, e os dicípulos de Jesus ficaram apavorados. Tanto nós como as outras pessoas estamos vulneráveis as tempestades da vida, as tribulações sempre estaram por perto. Como dizia William Barclay: "Jesus nunca prometeu um caminho fácil, mas realmente prometeu um caminho que levaria a esquecer as dificuldades da caminhada". Se caminharmos com Jesus, as coisas não vão parecer tão assustadoras como achamos, veja Jesus, veja a sua aitulde perante a tempestade. Ele simplesmente ordenou ao vento que ficasse quieto e o vento obedeceu. Com Jesus tudo está no controle, as ondas são grandes sim, as tempestade parecem que vão afundar o nosso barco, mas se estivermos com o nosso capitão, conseguiremos suportar as ondas. Até mesmo quando o nosso barco estiver cheio de água, não devemos desistir por que o Senhor está conosco, a sua maior aposta foi nos amar. Ele acredita no nosso potêncial.

  • Jesus dormia na popa do barco ( v 38)
Se observarmos a popa do barco é o local onde fica o leme, e é o leme que dá direção ao barco. É ele que conduz o barco para onde ele deve ir. Jesus é o nosso leme, ele precisa está na direção da nossa vida. No versículo 38, os discípulos perguntaram a Jesus se ele não se preocupava com os problemas deles (que no caso era a tempestade). Jesus Ele se preocupa sim com os nosso problemas, ele conhece os nossos corações e sabe bem do que precisamos, mas nós devemos ter uma atitulde de fé. Eu creio que se os discípulos tivessem tido uma fé forte, eles mesmo pela autoridade que lhes foi dada como filhos de Deus, poderiam ter acalmado a tempestade, mas eles ficaram com medo. Nunca devemos ficar com medo em meios as lutas, mas sim devemos nos lembrar daquilos que somos em Cristo Jesus.

  • Quando tudo parece perdido, Jesus ouve as súplicas ( v 39)
Quando as forças se acabam, o que nos resta é clamar ao Senhor, tomar uma atitulde diante de Deus. Não ficar reclamando da vida, mas invocar o nome de Jesus. Jesus ele ouve  as nossas súplicas e as atende se pedirmos com fé. Diante dele todas as coisas se prostam, o temporal e o mar de problemas se transformam em bonança, tranquilidade. Então recebemos a paz que excede todo entendimento.

Devemos aprender a viver sobre as ondas dos problemas, por maiores que sejam. Não mergulhe nelas. Tire vantagens das tempestades das lutas diárias, mesmo que seu abrco esteja cheio de água. Tenha uma atitulde de fé: Não olhe o tamanho das ondas ou a força dos ventos. Seja ousado profetize a palavra de Deus e tenha como resultado a paz do Espírito. Convide Jesus para conduzir o barco de sua vida e esteja seguro com ele, pois em todos os momentos ele estárá contigo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário