INTRODUÇÃO
Toda obra, para ser edificada , seja um simples muro ou um complexo arranha céu, precisa de uma fundação. A fundação ou alicerce é, portanto, a parte da construção que sustenta a estrutura edificada. Em outras palavras: a estabilidade da obra construída depende da fundação. Se ela é sólida e consistente, não existe nenhum risco de desabamento. Se não, quando as intempéries vierem, o edifício provavelmente desabará.
Igualmente, como discípulos de Jesus, somos edificações espirituais, as quais as escrituras chamam pelos seguintes nomes: templo do Espírito Santo (1 Co 6.19), o templo (santuário) de Deus ( 1 Co 3.16), edifício de Deus ( 1 Co 3.9), e casa espiritual (1 Pe 2.5). E se nossos fundamentos estiverem edificados adequadamente, nossas estruturas serão fortes, firmes e capazes de resistir aos problemas.
Jesus, o alicerce
"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Co 3.11
O melhor e mais perfeito tipo de fundação é a rocha. E, para encontrá-la, os construtores removem outras bases menos estáveis, tais como: pedregulho, areia, barro e pedra porosa. A nossa vida espiritual também deve ser submetida ao mesmo processo. Se jesus Cristo não estiver no centro de nossas ações, ou se nelas Ele não estiver envolvido, nada deveríamos fazer ou construir, pois Ele é a nossa rocha (1 Co 10.4). Se tentarmos construir algo longe dessa verdade, então o Dia (do juízo) trará isso para a luz. Na verdade, tudo o que edificarmos será testado, e, no final, seremos recompensados pelo que subsistir ( 1 Co 3.10-15). Jesus somente apoiará aquilo que Ele vir o Pai fazendo ( Jo 5.19). Por isso, devemos pedir a deus que faça a Sua vontade em nossas vidas. desse modo, saberemos que o que estamos construindo é por Ele sustentado.
Rocha ou Areia ?
Em lucas 6.46-49, Jesus descreve dois modos de construir: sobre a areia (uma fundação instável) ou sobre a rocha ( uma fundação estável). Muitas pessoas, incluindo muitos crentes, estão construindo suas vidas em fundações instáveis, tais como: o materialismo, a ambição, o esporte, a educação, as filosofias, tradições e sabedoria de homens, etc. A única fundação estável é o Senhor Jesus Cristo: a Palavra viva --- a Verdade.
A partir dessa passagem em Lucas, podemos fazer as seguintes indagações:
a. O que constitui uma vida sã ? (v.47)
" Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática..."- Relacionamento com Jesus.
b. Pode alguém ouvir e não fazer?
" Por que você me chama Senhor, Senhor e não faz o que eu lhe mando?" Pode alguém conhecer a palavra e não praticá-la? (veja também Tg 1.21-25).
Nenhum comentário:
Postar um comentário